Resumo: Às vezes desconhecidos dos próprios
fornecedores de mercadorias e/ou serviços, os pontos fracos da empresa
são apontados pelos clientes com muita segurança.
Tags: pontos fracos, contábeis, contabilidade, gestão, defeitos, transformação
Descrição:
Com o objetivo de conhecer um pouco mais a realidade
das empresas contábeis do nosso país iniciei, há um mês, uma pesquisa
com visitas às empresas contábeis. Nesta semana participei de mais uma
reunião da Comissão de Precificação dos Serviços Contábeis (Copsec) do
Sescap/PR, da qual faço parte, e visitei duas empresas contábeis. A
pesquisa não tem data prevista para ser concluída, mas em seis meses
deverá disponibilizar informações significativas e será possível começar
a traçar o perfil do empresário contábil. Aqueles que desejarem ser
visitados e participar da pesquisa podem fazer contato:
gilmarduarte@dygran.com.br.
A pesquisa é ampla e aborda, além dos dados
cadastrais, informações dos colaboradores, clientes, honorários, pontos
forte e pontos fracos, finanças e diversos indicadores para medir o
desempenho das empresas.
Neste artigo tratarei dos pontos fracos de uma
empresa contábil, na visão dos empresários já entrevistados. Conhecer o
lado negativo pode passar uma impressão pessimista, pois foca no que é
feito sem competência. No entanto, esta atitude pode ser vista como a
que proporciona informações de atuações deficientes que podem ser
melhoradas. Se as falhas que comprometem a imagem de nossa empresa são
conhecidas, temos a oportunidade de transformá-las em pontos positivos.
Por exemplo, no levantamento apontou que a empresa é muito lenta para
dar retorno às solicitações dos clientes, é possível trabalhar em prol
da agilidade e conquistar o reconhecimento do cliente. Quando for
impossível transformar pontos fracos em pontos fortes, devemos atuar no
controle.
Ao questionar os empresários sobre os pontos fracos
observei profunda reflexão dos mesmos, pois o assunto os deixa
descontentes e com o sentimento de incapacidade para resolver. A maior
frustração, no entanto, advém da comparação com o concorrente e da
certificação de que em determinados pontos ele é melhor.
Os principais pontos fracos citados pelos empresários contábeis já pesquisados são:
· Baixa qualificação dos colaboradores;
· Alta rotatividade dos colaboradores;
· Alto custo da folha de pagamento;
· Deficiência na comunicação interna;
· Dificuldade para manter-se atualizado;
· Deficiência na comunicação externa (clientes);
· Alta inadimplência dos clientes;
· Concentração significativa do faturamento em poucos clientes;
· Perda de clientes;
· Concorrência desleal.
Os pontos fracos da sua empresa são os mesmos citados
acima? Reúna os colaboradores, relacione os pontos fracos e aponte
aqueles possíveis de reverter e os que deverão ser controlados. Seis
meses mais tarde faça nova reunião para medir o progresso conquistado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário