Resumo: O esforço é um ingrediente para a execução de
uma tarefa, mas a estratégia utilizada poderá reduzi-lo
significativamente, facilitando a conquista do sucesso, inclusive
financeiro.
Tags: tempo, estratégia, sucesso, qualidade, eficiência, precificar
Descrição:
A importância do tempo em nossa vida é o tema que
mais me agrada falar e escrever, o que naturalmente inclui o tempo
aplicado no trabalho, muitas vezes mal aproveitado e motivo de estresses
desnecessários que podem até desencadear a depressão.
Nesta semana participei de uma excelente palestra com
a filósofa Dulce Magalhães, que me trouxe mais subsídios para melhor
enxergar o mundo e aproveitar mais a vida, e desejo compartilhá-los com
você. Segundo a filósofa, “a vida é feita de dois pontos ligados por uma
ponte: o nascimento e a morte.”
O tempo para atravessar uma ponte é muito curto,
então é necessário aproveitarmos da melhor forma possível e não nos
distrairmos, permitindo que o tempo passe sem que tenhamos feito coisas
que consideramos importantes.
Diariamente investimos entre 8 e 12 horas no trabalho
e muitas vezes vamos para casa com a sensação de que fizemos pouco.
Então levamos serviços para concluir antes de dormir. Será que podemos
chamar a isto de investimento do tempo?
Em sua palestra, Dulce Magalhães disse que
“estratégia é fazer mais com menos”, mais tarefas com menos tempo. Ou
seja, sermos mais produtivos. Claro que ser mais produtivo não significa
se matar de trabalhar, pois quem assim procede normalmente não teve boa
instrução e ganha pouco mais que o salário mínimo.
O gestor de uma empresa, e aqui quero destacar o
gestor de uma empresa de contabilidade, deve ser um estrategista. Na
guerra, este papel costuma ser assumido pelo general, e segundo Carl Von
Clausewits, o pai do estudo moderno da estratégia, estratégia é o “o
emprego de batalhas para obter o fim da guerra.”
Qual é a guerra que um gestor de empresa contábil
enfrenta? Em nosso trabalho, a principal delas é obter sucesso
financeiro para proporcionar condições de vida melhores para nós e para
as pessoas das quais gostamos. O sucesso financeiro vem com a oferta de
serviços com qualidade aos clientes. Serviço com qualidade é aquele que
atende as expectativas do cliente e proporciona retorno financeiro
satisfatório para quem o presta.
A batalha do nosso dia a dia é saber se estamos
caminhando para o fim da guerra, ou seja, para conquistar os objetivos
traçados. Isso é possível com a implantação de pesquisa de satisfação do
cliente, introdução de controles das tarefas para medir a eficiência do
tempo aplicado e precificar adequadamente os materiais e tempo
investidos.
Já no século VII antes da Era Cristã, o filósofo Lao Tsé (640) afirmava que “saber e não fazer, ainda não é saber.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário